quinta-feira, 21 de julho de 2011

OPERAÇÃO SORRISO

www.operacaosorriso.org.br

 Faça parte deste sorriso.

O lábio leporino, tambem conhecido como fissura labial ou fenda labial verifica-se quando o lábio superior do seu bebé não une na parte central. Resulta do facto de o seu bebé nascer com uma quantidade insuficiente de pele e músculo na boca e, consequentemente, de um desenvolvimento anómalo do lábio. Um lábio leporino (fenda labial) pode ser apenas constituída por um pequeno entalhe na parte vermelha do lábio, mas também pode acontecer que o lábio esteja completamente separado até ao nariz.

Causas do lábio leporino
A comunidade científica desconhece, em muitos casos, a causa da fenda labial. O seu bebé poderá correr um risco mais elevado de ter uma fissura labial se existirem antecedentes familiares da doença. Determinada medicação tomada durante a gravidez pode originar uma fenda labial. Enquanto pai ou mãe, não há nada que possa, eventualmente, ter feito para provocar o lábio leporino do seu bebê
.
Sinais e sintomas do lábio leporino
O único sinal consiste na observação de um sulco labial persistente. Podem existir malformações associadas.

Diagnóstico – Como se Diagnostica:
Observação de sulco labial persistente que varia (desde um pequeno entalhe no lábio, a uma separação completa até a base do nariz.

Cuidados a ter:
Pedir observação por especialista em cirurgia máxilo-facial. Uutilizar tetinas adequadas.

Riscos e Complicações:
Geralmente a fenda labial isolada não constitui qualquer problema (além da parte estética).

Tratamento do lábio leporino (fissura labial)
O seu bebé poderá ter problemas ao nível da amamentação e do aumento de peso devido à fenda labial. O médico ensiná-lo(a)-á a usar biberões, tetinas ou outros artigos específicos para a alimentação do seu bebé. Uma fenda labial pode ser corrigida por intermédio de uma cirurgia. O médico poderá esperar até o bebé ter cerca de 2 meses para proceder à cirurgia. Tal opção visa evitar, nomeadamente, que o bebé tenha problemas ao nível da fala, podendo também dever-se ao facto de a boca já ter um tamanho suficiente para a realização da cirurgia.

Como lidar com a situação: É possível que se sinta triste, com vergonha ou revoltado(a) por o seu bebé ter nascido com o lábio leporino. Poderá culpar-se a si próprio(a) e pensar que fez algo de errado. Estes sentimentos são normais. Não há nada que pudesse ter feito para evitar esta situação. Converse com o seu médico ou com alguém que lhe esteja mais próximo. Informe-se junto do seu médico sobre grupos de apoio para pais de bebés com fendas labiais. Estes grupos poderão prestar-lhe apoio e fornecer-lhe informações.

Um comentário:

  1. Divulgue o máximo. Deixe uma criança com sorriso lindo. Se você conhece alguma criança com lábios leporinos. Indique.

    ResponderExcluir