terça-feira, 26 de julho de 2011

LETICIA NO LABORATÓRIO

http://www.cdvitoria.com.br/
Msc. Leticia Soncini de Souza
Doutoranda em Biotecnologia
LBCE - Núcleo de Biotecnologia
Universidade Federal do Espírito Santo


A Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação ultrapassa as fronteiras do Estado e é destaque no cenário nacional.
Agora, alça voo internacional e será apresentada no Seminário da Rede Mercocidades, nesta quarta-feira (08), na cidade de Tandil, na Argentina, no ambito da Unidade Temáticade Ciência Tecnologia e Capacitação ( UTCT) do Mercosul.
A UTCT tem como objetivo estimular a cooperação científico-tecnológica entre as cidades da rede, com a troca de boas práticas, experiências e conhecimento.
A Política de Ciência e Tecnologia de Vitória é pioneira no Brasil com a criação, em 1991, do Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia (Facitec), um sistema próprio de apoio à ciência e tecnologia com recursos vinculados à receita orçamentária.
De acordo com o assessor especial da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), Marco Godinho, representante do município na UTCT Mercocidades, o uso dos recursos do Facitec é defindo por um conselho, constituindo, assim, uma politica pública que tem como princípio o investimento na pesquisa e na ampliação da comunidade técnico-científica capixaba, além da manutenção e ampliação da centralidade do munícipio em seu papel estratégico no desenvolvimento do Espírito Santo.

"Decorridos 20 anos de operaçao, foi ampliado e atualizado, em 2010, tornando-se um sistema de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT& I), consolidado como um dos pilares do desenvolvimento social, ambiental e econômico sustentavel, permitindo inclusive a possibilidade da redução das desigualdades entre as regiões do município", disse Godinho.
Além do Facitec, focalizado na geração do conhecimento e na capacitação e qualificação de recursos humanos de alto nivel, o município conta agora com um fundo de desenvolvimento, o Fumdev, voltado para a aplicação do conhecimento no atendimento às demandas sociais e do mercado.
Segundo Godinho, os resultados são a produção de conhecimento em diversas áreas, o intercâmbio e a multiplicidade de experiências com a valorização do conhecimento na sua aplicação na melhoria da qualidade de vida do cidadão e da gestão pública comunidade. "Devemos entender a inovação como um ativo econômico a favor da geração, ampliação e manutenção do trabalho e da renda", disse.

 Recursos
Nestes 20 anos, foram investidos R$ 18 milhões em ciência e tecnologia em Vitória, recursos oriundos do Facitec. Foram 400 projetos de pesquisas desenvolvidos, com investimentos na ordem de R$ 6,7 milhões.  Já foram concedidos mil bolsas, entre mestrado, doutorado e iniciação cientifica, beneficiando alunos, professores e, principalmente, pesquisadores capixabas, além de apoio a 500 projetos de divulgação científica e tecnológica. (Carlos Alberto Batista)


Um comentário:

  1. Legal essa matéria que possui a foto da DOUTORA Leticia!!!!
    Acho que ela tá ficando importante demais!!!!
    Edu

    ResponderExcluir